0



Introdução


Oque é um Servidor ?
Você já parou para pensar em quanto sua vida está voltada a internet? E também já parou para pensar o quanto estamos nos tornando independentes dela? Bom se você pensou muito ao ponto de pensar no meme "reflitão" podemos seguir com o nosso tutorial.
Hoje a maioria dos dispositivos que usamos precisam de alguma rede ou até internet para se comunicar-mos e quando digo "rede" estou englobando as redes telefonicas também e foi lá aonde tudo começou mas este assunto não irei abordar neste tutorial, talvez um próximo..
Como eu havia falado, em nosso tutorial anterior sobre #Internet eu falei sobre "Internet das coisas" que é aonde a grande maioria se comunica, para poder haver comunicação temos que ter uma central aonde pega toda as informações e gerencia da melhor forma possível, isto nós chamamos de Servidores e é isso que iremos aprender neste tutorial.



(exemplo explícito de um servidor)




Um servidor nada mais é do que uma central aonde são armazenadas as informações e gerenciadas, quando falamos de informações são quaisquer tipo de informações e até imagens! Existem vários tipos de servidores, os mais usados atualmente são
Servidor WEB (apache, mysql), Servidor de Impressão(aonde as impressoras ficam instaladas para os terminais se conectarem), Servidor de Arquivos(o próprio nome já diz), Servidor de Implantação do Windows(Servidor aonde são criadas imagens automatizadas para implantação em terminais) entre muitos! Um Belo exemplo é o próprio SA-MP!
Servidores Atualmente são bastante utilizados em locais corporativos aonde armazenamento em massa são muitos utilizados, mas oque é preciso para criar um servidor?


Itens necessários
Se você já está por dentro sobre servidores e já pulou para esta parte eu aconselho re-ler o tutorial para entender melhor. Bom para montar um servidor precisamos primeiramente de uma maquina rasoavelmente boa que contenha um processamento bom(algumas maquinas antigas podem utilizar como servidor mas não é indicado, mas se for utilizar procure instalar Linux) e uma placa de rede que possa dar conta do recado!
Se você estiver pensando em usar uma placa de rede com barramento 100 esqueça, não ficará bom. Também não esqueça de um link dedicado que suporta altas taxas de transferência(download / upload). E se você não tem nenhum desses itens, não fique triste! Você pode sim montar um servidor para uso pessoal com seus equipamentos que você tem disponível:


Itens:
- Computador que contenha HD's em bom estado;
- Placa de rede funcionando.


Primeiramente escolha o sistema operacional que deseja rodar, se você está mais acostumado com Windows pode-se escolher das linhas Windows Server! A que eu aconselho é Windows Server 2008 r2 ou Windows Server 2012 r2 pois são as mais estáveis. Caso
você for um usuário assíduo do Linux, Eu aconselho escolher uma distro mais "famosa" como Debian, Ubuntu ou CentOS. Primeira coisa que se fazer é fixar um IP em sua placa de rede pois assim ela não perde seu IP caso for reiniciado roteador. Após fixar o ip você ja pode instalar seus aplicativos e/ou impressoras e por último um Anti virus.
Eu particularmente não uso anti-virus em meu servidor que fica em casa, pois somente eu acesso e também não tenho necessidade. Em um ramo empresarial a segurança é sempre em primeiro lugar, deve-se sempre criar regras de firewall para proteger seu servidor de ataques, deve-se também criar mascaramento de portas para evitar ataques. Lembrando que você nunca estará 100% seguro, mas irá dificultar uma invasão.

Resumindo, Servidor é uma máquina com componentes preparados para durar uma quantidade enorme de tempo ligada e com softwares específicos.








Mas oque é VPS, DataCenter, VM:

VPS (Virtual Private Server) Nada mais é do que um servidor virtual privado. Muitas empresas atualmente montam um servidor aonde virtualizam várias máquinas virtuais, essas máquinas são chamadas de VM (Virtual Machine). No mundo SA-MP Máquinas virtuais são conhecidas como VPS aonde a maioria dos servidores SA-MP Estão operando. Você pode facilmente criar várias máquinas virtuais e revender (é isto que as empresas fazem) Mas você tem que ter em mente que seu equipamento
terá que ficar 24/7 ligado! E também um equipamento e Internet de qualidade. Não pense em abrir um servidor com sua internet de 5mb pois no primeiro ataque DDoS você irá ficar sem internet e sem servidor, isto é burrice! Não seja burro!








DataCenter como a tradução diz, Centro de Dados. São um local aonde tem vários servidores geralmente um Rack que contém servidor-gavetas. 

Como você pode ver na imagem, contém várias baias e cada baia corresponde a um servidor aonde cada servidor desses podem ter várias VM virtualizadas! Data Centers, Servidores São sempre utilizados com equipamentos bons. Muitas empresas utilizam No-Break para segurar em caso de falta de energia mas existem algumas empresas grandes que utilizam gerador. Caso você for montar um servidor caseiro para seus arquivos eu aconselho um no-break por ser mais barato e a manutenção fácil.









Portas e Mascaramento:


Como eu falei em meu primeiro tutorial sobre Internet, todo dispositivo que se conecta em uma rede tem um endereço de IP. E esta regra também se aplica em servidores, é claro. Cada tipode servidor tem um serviço, FTP, Apache, SAMP, SSH, Arquivos e cada serviço é uma porta de identificação que você terá que liberar em seu roteador e/ou modem, olhe a seguir a lista das portas dos principais serviços:


PortasDescriçãoStatus
21FTP (Protocolo para fazer transferencia de arquivos)Oficial
22SSH (Conexão de Túnel cripografada)Oficial
23Telnet(Conexão por texto sem criptografia)Oficial
80HTTP(Usado muito em sites)Oficial
161SNMP(Gerencia simples de rede)Oficial


Você pode simplismente liberar estas portas em seu roteador ou criar mascaras aonde uma porta aponta para outra.
Exemplo:
A Porta 22 é o serviço de SSH, se você perguntar para qualquer pessoa que mexe com servidores ela irá dizer que a porta é 22 e isto torna seu servidor inseguro pois existem ataques via porta. Você pode contornar este erro trocando a porta do seu programa para 3322 por exemplo, assim dificultando a ação dos crackers.

Ficando: 192.168.15.65:3322
Caso outra pessoa tentar dar 192.168.15.65:22 irá dar como endereço inexistente.








Aplicando DNS:


Agora que nosso servidor está pronto, podemos aplicar um DNS para ficar mais fácil de entendimento e até memorização! Você já notou alguns servidores que tem nome ao invés de ip(meuservidor.com:7777) ? Este é o famoso DNS!
Você pode contratar um DNS pela internet e dar nome ao seu IP mas lembre-se que a porta ainda é necessária!


Exemplificando:









Virtualização:

A Virtualização é geralmente utilizada para emular várias VM's ou VPS's em uma máquina só. Utiliza-se um sistema inicial aonde gerencia estas máquinas virtuais, a grande maioria desses programas são pagos mas também existem os open sources.
os mais famosos são:

- VMware
- Citrix
- Proxmox

Eu utilizo o Citrix, ele me atende muito bem e tenho muita facilidade em mexer. Veja a lista de Servidores em meu dedicado:

Hardware


Code:
CPU: i7 - 8 Núcleos
RAM: 12gb 1333Mhz
HDD: 4TB

Como você pode ver, eu estou emulando 3 máquinas em uma máquina física! A Virtualização facilitou muito no meio corporativo aonde pode-se criar vários servidores em uma maquina só mas claro, respeitando o Hardware da máquina.



Finalizando

Como você pode notar, esta série de tutorial é totalmente voltado para o meio corporativo aonde engloba todos os pontos de a criação de um servidor e também redes, configuração e alguns detalhes técnicos que tenho conhecimento. Eu acredito que falta alguns tutoriais como este na board para incentivar o aprendizado sobre internet, esta é minha contribuição espero que gostaram!



Créditos:

Este tutorial foi completamente feito por mim, eu até postei uns meses atrás no fórum sa-mp e decidi publicar aqui pois é um assunto que abordo no blog.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.